Sharingan (Clã Uchiha)

02/03/2011 19:05

Origem: Clã Uchiha

Atribuído a: Kakashi Hatake, Sasuke Uchiha, Obito Uchiha, Itachi Uchiha, Madara Uchiha, Izuna Uchiha, Mikoto Uchiha, Fugaku Uchiha, Shisui Uchiha, Inabi Uchiha, Tekka Uchiha, Teyaki Uchiha, Uruchi Uchiha, yahiro Uchiha

O Sharingan (literalmente "olho da roda copiadora") é a kekkei genkai do Clã Uchiha, manifestada em forma de doujutsu - técnicas oculares diretas que não necessitam de selos. Por ser uma característica fundamental de vários personagens significativos na série, já teve grande parte de seu funcionamento exposto.

  O Clã Uchiha é descendente direto do Clã Hyuuga, e nasceu muito antes da primeira vila ninja ser fundada. As duas famílias compartilham algumas características, como a pele clara, cabelos escuros e a kekkei genkai do tipo doujutsu. é inferido que o Byakugan, com o tempo, mutou e evoluiu para a forma conhecida do Sharingan, apesar de existirem poucas semelhanças entre os dois doujutsus atualmente. Enquanto o Byakugan é óbvio em todo Hyuuga, na forma de olhos descoloridos e sem pupila aparente, nenhum Uchiha nasce portando o Sharingan. Pelo contrário, os membros desse clã possuem olhos de cor e capacidade comuns até serem capazes de despertar a kekkei genkai.

  Aparentemente, o Uchiha fica propício a despertar ou ativar o Sharingan quando se encontra em alguma situação particularmente intensa, sendo que a causa mais freqüente é a raiva ou a necessidade de defender a si mesmo e aos outros. Apenas dois membros do clã tiveram o despertar do Sharingan claramente exposto na série: Uchiha Obito usou o Sharingan pela primeira vez enquanto lutava contra Taiseki, que usava um jutsu de invisibilidade; e Uchiha Sasuke ativou o doujutsu enquanto lutava contra Haku, olho esquedo com uma tomoe e olho direito com duas {spoiler} Na verdade, Sasuke já havia despertado o Sharingan quatro anos antes, quando seu irmão mais velho, Uchiha Itachi, chacinou o próprio clã com a ajuda de Uchiha Madara. Na época, os dois olhos tinham apenas uma vírgula cada {spoiler}. Além de não ser uma
habilidade inata, o Sharingan também não aparece em sua forma completa. Os membros do Clã Uchiha precisam evoluir o Sharingan para que possam ser capazes de utilizar toda a extensão de sua capacidade.


Habilidades Derivadas

  O Sharingan tem resquícios da principal característica do Byakugan que possibilita ver o sistema de chakra dos seres vivos. Apesar de não poder ver claramente os caminhos de chakra (e muito menos ainda os tenketsus), o Sharingan é capaz de acompanhar a movimentação e o fluxo de chakra pelo corpo.

  Para fazer jus ao nome, o "olho copiador" pode acompanhar até os movimentos mais rápidos e possibilitar que o Uchiha os memorize. Foi dessa forma que Uchiha Sasuke conseguiu aprender o Kage Buyo de Rock Lee depois de ser atingido pelo golpe uma única vez; e também foi assim que Hatake Kakashi conseguiu copiar mais de mil jutsus.

  Essa rapidez na leitura das açőes observadas pelo Sharingan também permite que seus usuários consigam desviar e atacar com muito mais rapidez e certeza, na maioria dos casos. Para completar, o Sharingan totalmente desenvolvido é capaz de prender os inimigos em Genjutsus através de uma mera troca de olhares.


Evolução do Doujutsu

  Inicialmente, todo Uchiha têm olhos comuns, com a íris e a pupila em cores e formas normalmente atribuídas a todos os seres humanos. A capacidade de visão do ninja, nesse estágio, também é normal, apesar de poder ser expandida até o limite entre um olho comum e o Sharingan.

Primeiro estágio do Sharingan


  Quando o Uchiha desperta o Sharingan pela primeira vez, a íris adquire uma cor vermelho vivo ao mesmo tempo em que uma forma semelhante a uma vírgula (tomoe, 巴) surge na íris, entre a pupila e a esclera. Essa tomoe solitária passa a orbitar em torno da pupila, girando rápido quando o Uchiha força os olhos para utilizar as habilidades do doujutsu.

  Nesse estágio, o Sharingan proporciona ao ninja a capacidade de acompanhar e antecipar golpes e selos, facilitando a evasão e o contra-ataque, além de permitir a memorização de movimentos que podem ser reutilizados pelo Uchiha de acordo com suas capacidades individuais de força e velocidade.

 

Segundo estágio do Sharingan


  O surgimento de uma segunda tomoe (diametralmente oposta à primeira) gravitando em torno da pupila expande a capacidade do Sharingan: nesse estágio, o olho é capaz de acompanhar e copiar movimentos quase que instantaneamente (dependendo, é claro, das condiçőes físicas do Uchiha). Também melhora a percepção do ninja em relação a ilusőes, já que o Sharingan é capaz de ver através de Genjutsus.

  Uma das maiores vantagens é a capacidade de observar a movimentação e o fluxo de chakra em outros seres vivos. Dessa forma, o ninja pode perceber se o chakra do organismo está desestabilizado por causa de algum jutsu, "medir" a quantidade de chakra de um adversário, ou mesmo discernir bunshins de seus respectivos conjuradores.

Terceiro estágio do Sharingan


  O Sharingan amadurece por completo quando adquire sua terceira e última tomoe, alcançando sua forma verdadeira e levando sua alcunha de "olho copiador" ao extremo. Nesse estágio, a capacidade de percepção do olho é tão grande que o ninja é capaz de antecipar o próximo movimento do adversário através dos menores espasmos. é uma habilidade tão precisa que parece tornar possível "prever" o futuro. Se o ninja for rápido e forte o bastante, pode até mesmo copiar um jutsu em tempo real e usá-lo contra o próprio conjurador - fato que fez Hatake Kakashi ser conhecido pela alcunha "Copy Ninja Kakashi".

  Essa característica permite que o ninja evada ataques iminentes e antecipe os contra-ataques com precisão quase perfeita, conservando mais chakra e aumentando as chances de vitória. No entanto, a habilidade mais temida de um Sharingan completamente desenvolvido é, certamente, a capacidade de usar Genjutsu sem a necessidade de selos ou qualquer ritual de preparação: basta que o adversário olhe nos olhos do Uchiha para que a ilusão seja posta em prática. Essa característica também facilita bastante reversão de genjutsus. é por essa razão que o Clã Uchiha era bastante conhecido como usuário de Genjutsu.


Mangekyou Sharingan

  Além do Sharingan maduro, com três tomoe, a kekkei genkai do Clã Uchiha possui ainda mais uma evolução para o doujutsu. O Mangekyou Sharingan é tratado com sigilo até mesmo dentre os membros do clã, tanto pelo seu nível absurdo de poder, quanto pela forma imoral com que é obtido. Os primeiros Uchihas a alcançarem esse patamar de poder foram Uchiha Madara, amplamente conhecido como o patriarca do clã e rival de Senju Hashirama (Shodai Hokage), e Uchiha Izuna, seu irmão mais novo. Com a evolução do doujutsu, os dois foram capazes de trazer muita fama e honra para o clã, mas tiveram que pegar por seu sucesso com a deterioração da visão a cada vez que o Mangekyou era utilizado O que culiminou na completa cegueira de Uchiha Madara.

  Não fica claro como, exatamente, Izuna e Madara obtiveram a última evolução do doujutsu. A única pessoa que oferece alguma explicação nesse sentido é Uchiha Itachi, que explica ao irmão mais novo, Sasuke, que aqueles olhos só poderiam se alcançados se o Uchiha "matasse seu melhor amigo". No entanto, essa justificativa não está completamente certa, já que Hatake Kakashi, que nem mesmo é membro do Clã Uchiha, despertou o Mangekyou Sharingan por conta própria. {spoiler} Uchiha Sasuke não precisou matar o melhor amigo para conseguir seu Mengenkyou Sharingan; o estopim para a evolução foi a morte de Itachi antes que Sasuke descobrisse que o irmão não era o total responsável pela destruição dos Uchiha 

  Mangekyou significa "caleidoscópio", referente à forma que a pupila adquire nos ninjas que usam esse doujutsu. Ao contrário do Sharingan comum, que tem as mesmas habilidades e aparência em todos os seus usuários, o Mangekyou Sharingan adquire forma e habilidades exclusivas para cada indivíduo:

Mangekyou Sharingan de Uchiha Itachi


  O primeiro Mengenkyou Sharingan a aparecer na série foi o de Uchiha Itachi. Seu irmão mais novo, Uchiha Sasuke, vislumbrou a forma incompleta desse Mangekyou algum tempo antes do massacre do Clã Uchiha; no dia da chacina, doujutsu apareceu em sua forma completa: as três tomoe do Sharingan de Itachi se "fundem", formando um tipo de hélice semelhante à uma shuriken. A pupila fica completamente vermelha, ao invés de preta. Nesse estágio, Itachi é capaz de usar três técnicas extremamente poderosas:

  Tsukuyomi ("leitor lunar"; também é a deusa xintoísta da lua) - a primeira das três técnicas a ser mostrada é um Genjutsu muito perigoso realizado com o olho esquerdo (em clara referência ao mito de Tsukuyomi, deusa da lua). Ao entrar em contato visual com o alvo, Itachi provoca uma ilusão onde a vítima fica presa no "mundo de Tsukuyomi". Nesse "lugar" mental, o Uchiha é capaz de manipular a passagem do tempo e torturar o adversário pelo tempo que quiser. Na realidade, o jutsu não dura mais do que alguns segundos mas, para a vítima, a tortura terá durado o tempo que Itachi tiver definido.

  Hatake Kakashi e Uchiha Sasuke, depois de serem vítimas desse jutsu, ficaram inconscientes por dias até que Tsunade tratasse os dois; Itachi afirma que uma pessoa normal, sem sangue Uchiha, não conseguiria sobreviver à técnica. {spoiler} Uchiha Sasuke consegue reverter o Tsukuyomi de Itachi durante a última luta entre os dois irmãos; o rapaz também soncegue utilizar a técnica através de seu próprio Mangekyou Sharingan.




  Amaterasu (como é chamada a deusa xintoísta do sol) - a segunda das três técnicas a aparecer na série é um ninjutsu indomável: tudo que o olho direito de Itachi vê, durante a execução do jutsu, irrompe em chamas negras que não apagam até se passarem sete dias e sete noites. O fogo negro queima tudo e qualquer coisa que toca, e a única forma de detê-lo é usando algum fuuinjutsu ou simplesmente desviar das áreas atingidas. Além de ser irreversível, o fogo continua expandindo até se extinguir. {spoiler} Itachi passou essa técnica para o olho esquerdo de Uchiha Sasuke momentos antes de morrer. Sasuke posteriormente aprendeu a usar e controlar as chamas de forma absoluta.

  O fato de a técnica ser usada pelo olho direito de Itachi é uma clara referência à lenda de Amaterasu, deusa do sol, que nasceu do olho direito de Izanagi, o deus criador.




  Susano’o (como é chamado o deus xintoísta do oceano e das tempestades) - a última e mais poderosa das três técnicas é usada com ambos os olhos. Itachi invoca um escudo indestrutível ao seu redor, translúcido e tomando várias formas de acordo com a situação (num primeiro momento, tomou a forma de um tengu; depois mudou para uma forma humanóide mais compacta). Susano’o foi capaz e resistir ao Kirin de Uchiha Sasuke e a armadura em forma de tengu empunhava uma arma lendária: a espada de Totsuka, que não possui forma física, mas é capaz de selar tudo o que transpassa em uma ilusão eterna. {spoiler} Orochimaru foi atingido em cheio pela espada e selado dentro de uma garrafa etérea. Depois de usar essa técnica na luta contra Sasuke, Itachi perdeu completamente a visão.

 

 

Mangekyou Sharingan de Hatake Kakashi


  O fato de Hatake Kakashi ser capaz de usar o Mangekyou Sharingan foi uma das grandes surpresas da série, especialmente depois que Itachi disse ser necessário ter sangue Uchiha para conseguir usar toda a extensão dos poderes do doujutsu. O caleidoscópio de Kakashi é uma hélice intrincada, e também parece danificar a visão do ninja a cada uso. Graças a esse olho, Kakashi é capaz de usar uma das técnicas mais poderosas da série:

  Kamui ("deus" ou "espírito divino" no dialeto Ainu; "majestade de deus") - esse jutsu demora um pouco para ser preparado, e tem um tempo de reação um tanto lento, mas nada disso impede que seja extremamente perigoso. Focando o alvo com o olho implantado no lado esquerdo do rosto, Hatake Kakashi faz com que a área dentro desse campo de visão imploda, desapareça. Foi com essa técnica que Kakashi arrancou um dos braços de Deidara e, logo depois, fez com que o Jibaku Bunshin do nukenin desaparecesse antes de explodir e matar vários ninjas de Konoha.

 

 

Mangeyou Sharingan de Uchiha Madara


  Os irmão Uchiha Madara e Uchiha Izuna obtiveram o Mangekyou Sharingan e se tornaram os membros mais poderosos e influentes do clã. Não se sabe que tipo de habilidades os dois conseguiram com essa evolução; a única certeza é que Madara perdeu a visão depois de usar demais seu Mangekyou.

 

Mangekyou Sharingan de Uchiha Sasuke


  Uchiha Sasuke obteve seu Mangekyou Sharingan logo após o fim de sua luta contra seu irmão mais velho, Uchiha Itachi. O caleidoscópio de Sasuke assume uma forma bastante diferente daquela apresentada por todos os outros até agora: ao invés de ter algum tipo de hélice de três pontas, Sasuke têm uma figura semelhante a uma flor de lótus quando ativa o nível mais poderoso do doujutsu. {spoiler} Nem mesmo ele sabe ao certo que tipo de poder esse Mangengyou Sharingan tem; além de poder utilizar duas das técnicas do irmão mais velho - Tsukuyomi e Amaterasu - a única coisa diferente que Sasuke fez até agora foi manipular completamente as chamas negras do Amaterasu, podendo extingui-las quando conscientemente. {spoiler}

Mangekyou Sharingan Eterno


  Obter o Mangekyou Sharingan já é um feito extremamente complicado; conseguir o Mangekyou Sharingan Eterno é ainda mais improvável. O único caso conhecido na série é o dos irmãos Uchiha Madara e Uchiha Izuna: ambos possuíam o Mangekyou Sharingan e danificavam a visão depois de usá-lo. Madara ficou cego em meio as muitas batalhas travadas pelo Clã Uchiha, e Izuna, num ato de altruísmo fraternal, ofereceu os próprios olhos para o irmão mais velho.

  Dessa forma, Madara não apenas tornou a ver, como seu novo Mangekyou Sharingan não desgastava mais quando usado. A forma do Mangekyou Sharingan Eterno de Uchiha Madara parece uma fusão entre os caleidoscópios dos dois irmãos. Esse segredo foi passado sigilosamente entre as geraçőes seguintes de Uchiha, e muitos pares de irmãos almejavam o poder inesgotável alcançado por Madara.


Copy Ninja Kakashi

  Apesar do Sharingan ser um doujutsu do Clã Uchiha, o primeiro personagem da série a mostrá-lo não fazia parte do clã. Hatake Kakashi não tem sangue Uchiha, e tinha um par de olhos completamente normais até aproximadamente treze anos de idade. Nessa época, Konoha estava participando da Terceira Guerra Ninja, e Kakashi perdeu o olho esquerdo durante sua primeira missão como jounin, enquanto protegia um dos colegas de time, Uchiha Obito.

  Pouco tempo depois, Obito e Kakashi foram pegos desprevenindos pelo desmoronamento da caverna onde resgataram o terceiro membro do time, a iryuunin Rin; Obito acabou sendo atingido e teve parte do corpo esmagado. Sabendo que iria morrer, pediu para que Rin extraísse seu olho esquerdo e o implantasse no lugar do olho destruído de Kakashi.

  Por não ser originalmente do Clã Uchiha, Kakashi não pode controlar a ativação do Sharingan. O olho fica permanentemente ativado, e gasta chakra sem parar enquanto estiver sendo usado. Por causa disso, Kakashi mantém a bandana sobre o lado esquerdo do rosto, e deixa o olho esquerdo fechado se estiver sem a bandana.

  É interessante notar que o Sharingan de Obito tinha apenas uma tomoe quando foi passado para Kakashi. Dos treze anos de idade até o início de Naruto, Kakashi conseguiu evoluir o doujutsu para o estágio amadurecido (três tomoe), e ainda ganhou a alcunha de Copy Ninja Kakashi por copiar mais de mil jutsus usando o Sharingan.

  Mais impressionante ainda é o fato do jounin ter desenvolvido o Mangekyou Sharingan no período entre Naruto e Naruto: Shippuuden, mesmo sabendo muito pouco a respeito dessa técnica e sem ter nem uma gota de sangue Uchiha nas veias.


Tomoe

  Tomoe
(também conhecido pela forma arcaica tomoye) é um desenho abstrato japonês semelhante a uma vírgula, ou a uma magatama (contas em forma de vírgula, associadas a deuses, religião, cerimônias fúnebres e muitas outras coisas). Em Naruto, estão presentes no Sharingan e em vários símbolos associados a Orochimaru, como o Selo Amaldiçoado do Céu (presente em Mitarashi Anko e Uchiha Sasuke), bem como desenhado no corpo das cobras gigantes invocadas durante a invasão d
o Chuunin Shiken.

Voltar

Pesquisar no site

Site Construído Por "Emerson Yuri"

Visite: http://mccreater.blogspot.com/